sábado, 6 de abril de 2013

PRESBIOPIA - VISTA CANSADA

Presbiopia é a perda da capacidade acomodativa dos olhos, também chamada de vista cansada, que gera dificuldade para enxergar de perto. Normalmente surge a partir dos 40 anos. Pode ser corrigida por óculos ou lentes de contato.
Existem teorias que dizem ser a base desse distúrbio visual a perda da capacidade de contração do músculo ciliar, associada à esclerose (endurecimento) do cristalino (lente intraocular natural), que reduz a capacidade de focar as imagens de perto com o avançar da idade.

Sintomas na presbiopia
Pessoas que utilizam a visão para trabalhos manuais como costura, artesanatos e leitura, o fazem a uma distância de cerca de 33 cm., procurando visualizar nitidamente o objeto, com um mínimo de esforço visual.
Com o passar dos anos esse esforço aumenta progressivamente, até o ponto de falência, que obriga o leitor a ir afastando o seu objeto até que se torna inviável a visualização.

Curiosidades

  • A presbiopia não é uma doença, é antes uma evolução natural da visão que diminui a capacidade de focagem em objetos ao perto.
  • 40% da população mundial é présbita e esse número tende a crescer.
  • Homens e Mulheres são afetados - os primeiros sintomas são normalmente sentidos entre os 40 e os 50 anos.
  • Ninguém pode escapar à presbiopia. Não pode ser prevenida, é um fenômeno natural.
  • O importante é realizar regularmente exames visuais que poderão detectar também outras anomalias.
  • A opção mais moderna para a compensação da presbiopia são as lentes progressivas que se adaptam às necessidades de cada olho em focagem precisa a qualquer distância.
  • As primeiras lentes progressivas para a presbiopia, Varilux, foram criadas há mais de 40 anos. As lentes progressivas Varilux desenvolveram o conceito de utilização de uma só lente para uma visão mais precisa a todas as distâncias. A evolução tem sido constante, as últimas gerações de lentes progressivas oferecem aos usuários maior conforto, compensação atrativa e total liberdade de visão.
  • As lentes progressivas não são todas iguais. As lentes de qualidade permitem ao usuários ter uma compensação mais moderna e discreta para a presbiopia.

Nenhum comentário: