sexta-feira, 30 de novembro de 2012

OBRIGADO PINHEIRO MACHADO

Na noite de quinta-feira, 29 de novembro de 2012, no Clube Comercial de Pinheiro Machado, ocorreu a premiação dos Melhores do Ano de 2012. Neste evento, a Ótica Farol teve a honra de receber o Certificado de Melhor do Ano de 2012 no Setor de  Ótica e Joalheria pela cidade de Pinheiro Machado, tendo concorrido com mais quatro empresas deste setor, tivemos 38% da preferência na votação popular.
Certificado Conferido aos Melhores do Ano de 2011
Para tanto, nós da Ótica Farol, queremos agradecer a cada um de nossos clientes, amigos e colaboradores, pela lembrança e reconhecimento de nossos esforços de prestar sempre o melhor serviço a população Pinheirense e arredores, atendendo com clareza à cada um de nossos clientes, prestando sempre um serviço sério e honesto e de qualidade.
Obrigado, prezados clientes, amigos e colaboradores, vocês também são os Melhores do Ano de 2012.

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

JOGOS ELETRÔNICOS PODEM MELHORAR A VISÃO

Jogos eletrônicos podem melhorar a visão

Um programa de 40 horas de videogame, ao longo de quatro semanas, ajudou a melhorar a visão de pessoas que sofriam com catarata nos dois olhos, segundo estudo feito pela psicóloga Daphne Maurer. Ela falou sobre o assunto durante um encontro da Associação Americana para o Avanço da Ciência de Vancouver, no Canadá.

Maurer, que trabalha na Universidade de McMaster, conduziu uma pesquisa sobre como é desenvolvida a visão de pessoas que nascem com cataratas nos dois olhos. “Apesar de essas pessoas terem sua visão “corrigida” por cirurgias e lentes de contato, a pesquisa mostra que elas têm deficiências visuais específicas ao longo de seu desenvolvimento”, diz o comunicado divulgado sobre a apresentação da psicóloga.

Esses problemas podem ser atenuados com sessões de videogame, mostra o estudo. “Depois de jogar um videogame por cerca de 40 horas por quatro semanas, os pacientes começaram a ver melhor estampas pequenas, a direção de pontos em movimento e a identidade de rostos”, disse Maurer. “Essa melhora nos mostra que o cérebro adulto ainda é maleável o suficiente para ser treinado e superar as deficiências”.

O trabalho da psicóloga também abrange os problemas de sinestesia – quando as pessoas misturam e ligam sentidos diferentes, como ouvir uma cor. Os estudos de Maurer mostraram que os bebês já nascem com uma sinestesia, que geralmente se oculta com o desenvolvimento.

FONTE: http://oculos.blog.br/jogos-eletronicos-podem-melhorar-a-visao/

sábado, 24 de novembro de 2012

ÓCULOS E CULTURA


Nestas suas páginas em que a óptica tem um encontro marcado com a cultura, a VIEW prepara um Momento Cult especial de aniversário, mostrando 60 cenas de manifestações culturais em que os óculos ou a visão, de alguma forma, tiveram seu espaço de destaque. 

Antes de tudo, vale dizer que não há a pretensão de fazer uma lista definitiva. Até porque esta pode ser apenas a primeira de muitas do gênero. O resultado a seguir é fruto da combinação de idéias surgidas durante uma reunião de pauta entre a equipe da revista aliada a uma extensa pesquisa para obtenção das imagens. 

 
Batman, o retorno
Vale um destaque para uma das versões cinematográficas do Homem Morcego: o monóculo usado pelo vilão Pinguim, brilhantemente caracterizado e interpretado por Danny de Vito, em Batman, o retorno (1991).

 
Um dia de fúria
O estressado Michael Douglas se entrega tanto à violência em Um dia de fúria (1993) que nem seus óculos saíram ilesos.

 
Como agarrar um milionário
A musa Marylin Monroe ficou ainda mais bela de óculos na cena de Como agarrar um milionário (1953), dirigido por Jean Negulesco.

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

COMO USAR

Como escolher seus óculos de grau: passo a passo para não errar o modelo

Reforçando a importância dos óculos de grau como acessório de estilo, reunimos imagens de celebrities que acertam o seu uso, como a apresentadora de TV Alexa Chung e os atores Meryl Streep e Johnny Depp. Todos levam seus óculos até ao tapete vermelho sem problemas, como parte do look. E você sabe a razão? Porque estão usando o item certo para seu rosto e personalidade.


Justin Timberlake usando óculos Wayfare
ao lado de sua então namorada Jéssica Biel

Alexa Chung faz
 charme com óculos Wayfare

Johnny Depp com modelo redondo e
lentes suavemente azuladas

Meryl Streep: Armação de acetato, tendência da vez 


"Alguns modelos ficam lindos em alguém, mas podem não combinar com outra pessoa", alerta o consultor e designer óptico Francisco Ventura, proprietário da Ótica Ventura. Então, antes de comprar os seus óculos, experimente muito e preste atenção neste pequeno manual - com apenas algumas dicas, é possível encontrar a peça certa sem mistério.

. A ponte (parte da peça que apoia no nariz) precisa ter o tamanho exato de cada um para evitar marcas e desconforto. “Comprar o tamanho errado do nasal é como comprar sapato de número errado”, afirma Francisco. 


. As hastes não podem ultrapassar o tamanho da lateral do rosto (não pode sobrar nem faltar atrás das orelhas), assim como a frente dos óculos não deve ser maior do que a distância entre as têmporas direita e esquerda.


. A pupila dos olhos deve ficar centralizada na lente. "É esse detalhe que dá a harmonia necessária".


. Os modelos com armação maior na parte inferior ajudam a disfarçar as olheiras. 


. Para não esconder a expressão, a sobrancelha deve ficar levemente exposta. 


. Rosto redondo fica melhor com armações quadradas - linhas retas ajudam a afinar o rosto. Já quem tem rosto quadrado deve procurar as que têm cantos retangulares. Rosto triangular, armações redondas, estreitas e ovais. E os privilegiados que nasceram com o rosto oval ficam bem com qualquer modelo. "Geralmente este tipo é mais proporcional e, portanto, favorece a escolha dos óculos”, explica Francisco no livro Olhar Atento, como escolher e usar óculos.


Em tempo: não se apegue tanto a essa regra que relaciona óculos vs. formato do rosto. Francisco aconselha a aproveitar a liberdade que os dias de hoje proporcionam. “Os óculos de grau viraram um acessório de moda e mudam a cada estação. Impor regras, que são estáticas, ficou ultrapassado”. Anotou? Então venha na Ótica Farol, aqui você encontra o modelo certo para você.

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

MESMO COM PROTEÇÃO ULTRAVIOLETA, LENTES DE CONTATO NÃO SUBSTITUEM ÓCULOS DE SOL

Lentes de contato, isoladamente, não dão cobertura total aos olhos


Lentes de contato cosméticas ou de correção de grau com proteção contra raios ultravioletas (UVA/UVB) são muito importantes, mas não substituem os óculos de sol. No verão, as atividades ao ar livre são estimuladas, e o médico do Hospital Oftalmológico de Brasília (HOB), Eduardo Rocha, ressalta que é preciso ter consciência de que as lentes de contato com proteção UV complementam, mas não substituem os óculos escuros.

—Apesar de figurarem como uma proteção eficiente contra a ação dos raios solares na retina, as lentes de contato não previnem sua incidência sobre a pálpebra e a conjuntiva (pele que cobre o globo ocular) — explica.

As lentes isoladamente não dão cobertura total aos olhos, mas agem como uma ampli ação da proteção. De acordo com o oftalmologista do HOB, ideal é utilizar as lentes de contato e os óculos escuros juntos. O médico do HOB ressalta que nem todas as lentes de contato apresentam a proteção contra raios UV e que essa característica varia de acordo com as marcas disponíveis no mercado.

— O paciente pode optar por lentes com proteção na hora da compra, escolhendo a marca que oferece esta opção. Esteticamente, as lentes protegidas não apresentam diferenças em relação às demais, não são mais escuras nem mais espessas. O usuário não percebe nenhuma diferença quando utiliza uma ou outra — esclarece Rocha.

Danos

A exposição aos raios UV sem proteção alguma ou só com as lentes de contato abrem espaço para vários riscos à saúde ocular. Os danos causam fotofobia, dor e lacrimejamento e atingem desde a pele ao redor dos olhos até o cristalino, acelerando o processo de surgimento da catarata.

— Na pele ao redor dos olhos podem surgir manchas, queimaduras e em casos mais graves neoplasias (câncer). Na conjuntiva, a exposição excessiva e desprotegida ao sol pode ocasionar o pterígio (tecido carnoso que cresce sobre a córnea) e também alguns tipos de neoplasias. Já a córnea sofre descamação quando há uma exposição prolongada, aguda e intensa. A médio e longo prazos, a retina também pode sofrer com a degeneração da mácula (região onde se formam as imagens) e os danos no cristalino aceleram o surgimento de catarata — alerta o especialista do HOB.

Cuidados:

- Lavar as mãos com sabão antes de manusear as lentes;

- Higienizar as lentes seguindo método orientado pelo oftalmologista;

- Usar a lente pelo tempo indicado pelo oftalmologista;

- Trocar os estojos das lentes a cada compra de produto de limpeza;

- Manter as unhas curtas e higienizadas;

- Nunca lavar as lentes na água (corrente ou mineral);

- Usar produtos de higienização específicos para cada tipo de lente;

- Ao sair de férias, levar consigo outra opção de correção refrativa (um par de óculos) ou outro par de lentes;

- Jamais entrar em piscinas ou no mar usando a lente de contato;

- Qualquer sintoma fora do padrão, interromper o uso das lentes e buscar orientação de um especialista.

BEM-ESTAR

terça-feira, 13 de novembro de 2012

ÓCULOS DE GRAU

As armações da moda estão coloridas, são feitas de acetato ou metal e têm formas variadas, que vão de redondas a retangulares. Descubra qual o seu tipo de rosto e escolha o melhor modelo para você.


Quadrado
Tem queixo largo, numa linha quase reta com as mandíbulas. Aposte em modelos com fio de náilon ou cantos redondos.

Triângulo
A testa é larga e o queixo fino. Use modelos de óculos
que tenham armação arredondada ou
com detalhes na
parte inferior.

Redondo
É aquele com face larga, testa curta e queixo pequeno. Para afinar o rosto, prefira armações quadradas ou com linhas retas

Dicas

• O rosto tipo oval é estreito e levemente arredondado na testa e no queixo. Fica bem com todos os tipo de óculos.

• Para ambientes de trabalho formais, as armações devem ser discretas, de metal ou fio de náilon. Opte pelas coloridas se o seu dia-a-dia permitir um visual arrojado.

• Se quiser disfarçar olheiras, escolha armações coloridas, que chamam atenção para os óculos.

• Óculos com aros escuros ficam bem em peles claras, já as morenas combinam com tons mais suaves.

• Se o seu visual é clássico, opte por modelos sem cor e por armações bem finas, com metal ou fio de náilon, que somem no rosto. Evite tons de cinza e pastel. Eles dão a impressão de pele pálida.

• As armações coloridas são as ideais se o seu visual é moderno. Invista no contraste entre os tons da sua pele e dos seus olhos e a armação, cuja cor deve se destacar no seu rosto. Isso demonstra muita personalidade. "Estão na moda os tons fortes e coloridos", afirma o designer de óculos Francisco Ventura Jr.

Na hora da compra

• Confira se a sua pupila está bem centralizada

• As hastes não devem encostar nas maçãs do rosto

• Atente-se também às ponteiras, que são a parte final da haste dos óculos. Elas devem contornar a orelha, acompanhando o desenho das têmporas, sem forçar o contorno ou fazer pressão que possa machucar

• Se você tiver franja, lembre-se de que elas não devem encostar nos óculos, para que seus cabelos não fiquem amassados

• Escolha um tamanho de óculos que seja compatível com o seu tipo físico. Mulheres com rosto delicado, por exemplo, tendem a não ficar bem com óculos grandes.

Fonte: http://manequim.abril.com.br/moda/reportagem/reportagens_390620.shtml

sábado, 10 de novembro de 2012

HOMEM TAMBÉM PODE, E DEVE, ESTAR NA MODA

Dicas para escolher um óculos de sol masculino
 
O óculos de sol para os homens é um acessório fundamental não apenas para proteger a visão dos raios nocivos do sol, mas para compor o visual do homem moderno que está a todo tempo se preocupando com sua aparência e elegância.
Para saber qual o melhor óculos combina com o seu rosto, achei bem legais essas dicas escritas por Agda Paula no seu blog Moda Masculina:
1ª dica e mais importante, fique atento a óculos muito baratos, pois você pode estar adquirindo um modelo sem a proteção solar. A preocupação com a sua saúde deve estar sempre em primeiro lugar.

Formato do Rosto

Quadrado – Dê preferência para armações com cantos retangulares, óculos com fios de náilon nas lentes cai bem.
Redondo – Dê preferência para armações quadradas, linhas retas nas armações ajudam a afinar o rosto.
Triangular – Dê preferência para armações estreitas, ovais e redondas e que possuem a parte inferior mais curta.
Oval – Esse é o formato de rosto mais fácil de combinar armações, pois ele combina com todos os tipos.

Biotipos

Altos – Se seu rosto não for muito fininho, abuse das armações maiores, esse tipo fisico permite hastes maiores com detalhes nas hastes.
Baixos – Dê preferência por modelos menores, pois eles deixam o rosto mais livre e equilibrado.
Gordos – Evite armações chamativas com aros grossos, elas evidenciam as papinhas e as bolsas embaixo dos olhos.
Magros – Se você além de magro tem os traços mais delicados (rosto fininho), opte por modelos leves sem muitos detalhes ou use apenas os modelos lisos.
Loiros – Lentes escuras ou claras, armação leves e douradas.
Morenos – Lentes e armações mais escuras, com tons amarronzadas.
Negros – Lentes com tons de âmbar e armações de metal ou envelhecidas.
Ruivos – Lentes e armações com tons de preto, vinho e vermelho.

Fisionomia e estilos

Barba, Bigode e Cavanhaque - O ideal é escolher os modelos menos chamativos.
Careca -  Tem a vantagem de não ter a cor do cabelo para interferir na escolha, mas também tem um elemento a menos para delimitar o fim da testa, por isso, óculos grandes com formatos marcantes e bem centralizados, ajudam a complementar e equilibrar o seu rosto.
Nariz – Ele fala mais alto na escolha do óculos, se for comprido opte pelas armações altas e retas, que tiram a atenção da região enquanto alargam a testa.
Olhos – Se for muito próximo, o ideal são armações pequenas com cores claras, que ajudam a alargar o rosto. Se for muito afastados, o ideal são armações com ponte escura.
Sobrancelha – Se a sua sombrancelha enconsta na outra evite ponte com detalhes para não chamar mais atenção.
Corredores e Surfistas – Opte pelas hastes hidrofílicas, que não deixam os óculos escorregarem com água nem em rostos pingando de suor.
Esportistas – Opte pelas lentes de policarbonato, elas são mais resistentes que as de plástico e vidro.
Espero ter ajudado na sua escolha!! :)
Fonte: Blog Moda Masculina

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

É TENDÊNCIA: ÓCULOS ESPELHADOS


 

Sim, pode torcer o nariz, mas é bem provável que você prove um desses óculos qualquer dia e comece a usar com frequência!
Supertendência, sabemos que é um acessório que causa muitas dúvidas na hora de usar, por isso, pesquisamos pela rede e resolvemos compartilhar com vocês fotos de mulheres que são referência em estilo e que foram fotografadas por aí com os seus modelitos! Vamos conferir? A tendência é forte para o verão, pode apostar!
 
 

FONTE: http://lunender.com.br/blog/e-tendencia-oculos-espelhados

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

É VERDADE QUE OS OLHOS CLAROS SÃO MAIS SENSÍVEIS À LUZ?


Não, a pigmentação que dá cor à íris dos olhos não tem nenhuma relação com a sensibilidade à luz. Quem responde por isso são as chamadas células fotossensíveis - os cones (em lugares mais iluminados) e os bastonetes (em locais com pouca claridade) - que se encontram na retina, no interior do olho. A fotofobia, incômodo provocado pela luz, só ocorre em casos específicos. "Um deles seria a distrofia dos cones, uma doença hereditária. Como essas células que captam maior luminosidade não funcionam, a luz se torna agressiva. Outro caso é o de pessoas que têm astigmatismo mas não o corrigem, ou seja: não usam óculos. No esforço de tentar enxergar, as imagens ficam desfocadas e a luz também passa a perturbar", afirma o oftalmologista Márcio Nehemy, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A fotofobia também se manifesta como sintoma da ceratoconjuntivite, palavrão que dá nome à inflamação da córnea e da conjuntiva (membrana que envolve a parte branca dos olhos).
Normalmente, a luz atravessa a córnea como se ela fosse um vidro. Com a inflamação, porém, os raios são desviados, causando reflexos que incomodam a pessoa. "Além disso, existe na retina uma pigmentação que se agrega aos receptores de luz, para transformar o estímulo luminoso em impulsos nervosos (que serão enviados ao cérebro para processar a imagem). Todos possuimos essa pigmentação, com exceção dos albinos, que não têm nem o pigmento da íris (que apenas dá a cor dos olhos, sem influir na visão), nem esse pigmento específico da retina, tão importante no processamento cerebral da luz. É por esse motivo que os olhos dos albinos são extremamente sensíveis a ela", diz Márcio.

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

CUIDE DOS OLHOS NESTE VERÃO


Férias rimam com praia, piscina e muito sol. Família reunida, aproveitando os merecidos momentos de lazer. Mas é importante não descuidar da saúde. Usar filtro solar e estar atento aos horários de exposição ao sol já não é mais novidade, para não sofrer os efeitos nocivos dos raios ultravioletas. O que muita gente não sabe é que além da pele, os olhos também precisam de cuidados especiais nessa época.

Principalmente no momento em que o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) divulga estudos demonstrando que no Brasil a radiação ultravioleta deve crescer 30% neste verão em relação ao ano passado, quando variou de 9 a 13 pontos. O índice é preocupante já que o aceitável segundo a OMS (Organização mundial de Saúde) é de 5 pontos.

Se não forem devidamente protegidos, partes dos olhos como a córnea, o cristalino e a retina podem sofrer lesões sérias com os efeitos prejudiciais dos raios ultravioletas. Doenças como edemas, úlceras crônicas, catarata e degeneração macular estão em franco crescimento no Brasil e em todo o mundo.

 “Tanto a catarata quanto a degeneração macular são doenças típicas da terceira idade, mas têm surgido cada vez mais precocemente devido à falta de proteção”, explica João Luiz Pacini, chefe do departamento de catarata do Visão Institutos Oftalmológicos Associados.

 Ainda segundo Pacini, as crianças são as maiores vítimas da falta de proteção aos raios UV. “As pupilas delas são mais dilatadas que as dos adultos e possuem menor quantidade de pigmentos, que proporcionam proteção natural para o tecido do olho”, esclarece o oftalmologista.

Por causa disso, os bebês são extremamente vulneráveis aos danos causados pelo sol. Pesquisas científicas demonstram que os olhos de bebês absorvem quase toda a emissão de raios UV-A e UV-B. Cerca de 90% dos raios UV-A e 50% dos raios UV-B podem atingir a retina de uma criança com menos de um ano de idade.

O grande problema é que os resultados da deterioração causada por raios UV aparecem a longo prazo, acelerando o processo de envelhecimento e a deterioração de nossa visão. Isto quer dizer que, a incidência dos raios ultravioleta sofridas hoje podem não ser sentida amanhã ou depois, mas somente daqui a quinze ou vinte anos.

Para assegurar a saúde dos olhos neste verão Pacini aconselha a utilização de chapéus de abas largas; óculos de sol com proteção UVA e UVB e consultas oftalmológica antes e após as férias.

Ainda segundo ele, os óculos de sol de brinquedo ou imitações devem ser evitados, pois lentes de vidro ou de acrílico colorido causam a dilatação da pupila da pessoa exposta ao sol, fazendo com que uma quantidade ainda maior de raios prejudiciais alcancem a retina.