segunda-feira, 31 de março de 2014

A FEBRE DOS ÓCULOS DE SOL – TENDÊNCIA 2014

2014 chegou e trouxe com ele a vontade de atualizar o guarda roupa. Hoje aqui no Tips, vamos falar sobre um acessório que vem chamando muuuita atenção nessa temporada, os óculos de sol. E a mulherada está louca para saber quais são os modelos em alta.

Óculos redondo

Os redondos caíram na graça das antenadas e é a grande aposta para agregar charme e estilo em 2014. São modelos que caem bem em diferentes formatos de rostos e compõem os mais variados estilos: casual, hippie chic, ladylike.
oculos-redondos-femininos
oculos-redondos-04-600x411
49e784db46192e4a84156768c626ccb9

Óculos gatinho

Outro modelo que está fazendo a cabeça das fashionistas, o cat eye traz um perfume retrô dos anos 50 e está no rosto das estilosas por todo o mundo. Esse estilo de óculos fica lindo quando usado com vestidinhos, shorts e saias e combinar com sapatos estilo boneca, tanto sapatilhas como saltos altos. Quem curte a moda vintage não pode ficar de fora!
chanel-oculos-de-sol-com-perolas-dye
oculos-cat-eye-bazar-la-boutique1
Ninali-54-a-67-14

Agora não tem mais desculpas para desfilar linda e antenada por ai. Curtiram a nossa seleção?

Quem tiver algum modelo queridinho, comenta ai que atualizamos o post.

segunda-feira, 17 de março de 2014

INSPIRE-SE EM MARIANA RIOS E ESCOLHA O MAKE CERTO PARA QUEM USA ÓCULOS

As lentes de um óculos podem aumentar ou diminuir o olhar e a maquiagem precisa minimizar ou valorizar esses efeitos. A seguir, uma maquiadora dá dicas para combinar o estilo do make ao do acessório, explica como usar máscara de cílios e fala das cores de sombra mais indicadas


Em Além do Horizonte, Celina, a personagem de Mariana Rios, mostra como uma mulher que usa óculos tem que compor a maquiagem: respeitando a lente, que pode aumentar ou diminuir o olhar; a cor da armação, que pode carregar o visual; e o estilo do óculos. A seguir, veja sete dicas da maquiadora Raphaella Bahia para não errar na hora de fazer o make.


1. As lentes do óculos de quem tem miopia pode deixar os olhos menores. O segredo, portanto, é aumentar o olhar com sombras de cores claras. “Use um tom escuro no canto externo e um claro no centro do olho. O contorno com lápis deve ser feito por fora”, aconselha Raphaella Bahia, maquiadora do Studio Longevitá.

2. As lentes usadas para a hipermetropia aumentar o olhar. “Para minimizar o efeito, a dica é apostar em cores escuras e usar lápis na linha d’água do olho”, sugere Raphaella.

3. O estilo da maquiagem precisa estar adequado ao tipo de armação do óculos. “Se for clássica, por exemplo, um make moderno, com cores vibrantes, não combina”, diz a maquiadora.

4. E se o estilo do óculos e o make precisam conversar entre si, com as cores, é diferente. “Não caia na tentação de usar a cor da armação nos olhos ou na boca”, alerta Raphaella, do Studio Longevitá. Para não errar, vale a regra de harmonizar a composição. “Quem usa o acessório vermelho pode usar batom nude ou uma variação da cor”, sugere.

5. As sobrancelhas também merecem atenção especial durante a composição da maquiagem, já que os óculos as deixa em evidência. “O ideal, que é recomendado por profissionais, é tirar os fios excedentes e não afinar as sobrancelhas. Para o make, vale usar uma sombra clara para preenchê-las”, diz a maquiadora.

6. Máscara de cílios em excesso pode borrar a lente do óculos. “Use rímel para dar volume aos cílios e não para alongá-los”, recomenda Raphaella.

7. O óculos atrai atenção e pode se tornar o ponto focal do rosto. O make, portanto, tem que se adequar a essa condição. “Tente não incrementar muito as bochechas e a boca para não sobrecarregar o rosto”, sugere a maquiadora

FORMATURA


quinta-feira, 13 de março de 2014

DEFEITOS DA VISÃO HUMANA

Esquema de um Olho Humano
Esquema de um Olho Humano

Um dos mais importantes entre os cinco sentidos humanos é a visão. Ela nos permite a percepção do mundo com todas as suas formas e cores, que tanto impressionam o homem desde os tempos mais remotos.
Didaticamente, dividimos o olho humano em:

Cristalino
: Parte frontal do olho que funciona como uma lente convergente, do tipo biconvexa.
Puplila
: comporta-se como um diafragma, controlando a quantidade de luz que penetra no olho.
Retina
: é a parte sensível à luz, onde são projetadas as imagens formadas pelo cristalino e enviadas ao cérebro.
Músculos ciliares
: comprimem convenientemente o cristalino, alterando a distância focal.

O olho humano pode apresentar algumas anormalidades que levam a dificuldades de enxergar em algumas situações.
Essas anormalidades podem ser: Miopia, Hipermetropia, Astigmatismo, Presbiopia e Estrabismo.
Estudaremos agora essas disfunções do globo ocular e qual o melhor método de correção desses problemas.

Miopia

É uma anomalia da visão que consiste em um alongamento do globo ocular.
Nesse caso há um afastamento da retina em relação ao cristalino, fazendo que a imagem seja formada antes da retina, tornando-a não nítida.
Para o míope, o ponto próximo (ou remoto), que é o ponto onde a imagem é nítida, está a uma distância finita, maior ou menor, conforme o grau da miopia.
O míope tem grandes dificuldades de enxergar objetos distantes.
A correção da miopia é feita comumente com a utilização de lentes divergentes. Ela fornece, de um objeto impróprio (objeto no infinito), uma imagem virtual no ponto remoto do olho. Essa imagem se comporta como objeto para o cristalino, produzindo uma imagem final real exatamente sobre a retina.

À Esquerda, esquema do olho míope. À direita, visão do míope.
Hipermetropia

A hipermetropia é um defeito oposto à miopia, ou seja, aqui existe uma diminuição do globo ocular.
Nesse caso a imagem de objetos próximos é formada além da retina, fazendo aquelas imagens não sejam formadas com nitidez.
A correção desse defeito é possível através da utilização de uma lente convergente. Tal lente convergente deve fornecer, de um objeto real, situado em um ponto próximo do olho, uma imagem que se comporta como objeto real para o olho, dando uma imagem final nítida.
À esquerda, esquema do olho do Hipermétrope. À direita, a visão do hipermétrope
Astigmatismo

Consiste no fato de que as superfícies que compõem o globo ocular apresentam diferentes raios de curvatura, ocasionando uma falta de simetria de revolução em torno do eixo óptico.
A correção é feita com a utilização de lentes cilíndricas capazes de compensar tais diferenças entre os raios de curvatura.

Visão com astigmatismo
Presbiopia

Anomalia da visão semelhante à hipermetropia, que ocorre com o envelhecimento da pessoa, ocasionando o relaxamento dos músculos.
Porém, se a acomodação muscular for muito grande, o presbíope também terá problemas de visão a longa distância, uma vez que com a aproximação do ponto remoto, o problema se torna semelhante ao da miopia.
A correção nesse caso se dá com a utilização de lentes bifocais (convergentes e divergentes).

Estrabismo

Tal anomalia consiste no desvio do eixo óptico do globo ocular, a correção é feita com o uso de lentes prismáticas.


segunda-feira, 10 de março de 2014

TUDO SOBRE ÓCULOS MULTIFOCAIS: DICAS PARA UMA BOA ADAPTAÇÃO

O americano Benjamim Franklin é o responsável pela "invenção", em 1785, do óculos bifocal. Como ele próprio conta "formando uma única lente por justaposição de duas metades de lentes diferentes, uma para visão de perto e outra para visão de longe".
Esse óculos bifocal todo mundo conhece. É aquele que tem uma “janelinha” separando as lentes de longe (na parte superior) com a lente de perto (na parte inferior). Além desse óculos denunciarem a idade de quem está usando, ele só proporciona nitidez para duas distâncias fixas (longe e perto) e causa um “salto da imagem” quando os olhos cruzam a linha de separação das lentes.
 

O óculos multifocal apresenta a combinação de dois óculos juntos: o de longe (miopia ou hipermetropia com ou sem astigmatismo) e o de perto (presbiopia ou vista cansada). Ou seja, ele soma duas lentes numa única lente sem que haja uma nítida separação entre elas. Melhor ainda, ela faz uma transição gradual e suave do grau de longe para o intermediário e então para o de perto, proporcionando uma visão nítida em todas as distâncias de foco.

Por isso não dá para comparar a visão proporcionada por uma lente multifocal com uma bifocal. Muito menos com o fato de se ter dois óculos separados para longe e para perto. O multifocal acaba com o tira e põe de óculos, com a troca de um óculos pelo outro ou com o esquecimento de onde os deixou. Sem mencionar a estética: óculos pendurado no pescoço, na mão, na testa ou na ponta do nariz.

visão corrigida com óculos para longe
visão corrigida com óculos para perto
visão corrigida com óculos multifocal
No entanto, o medo de usar o multifocal e não se adaptar parece ser contagiante. Todo mundo parece conhecer alguém que usou e não gostou e sai falando mal para todo mundo.
Mas não é bem assim. 
É difícil se adaptar ao óculos multifocal?


Isso depende do tipo de grau que a pessoa tem, da lente de óculos escolhida e da motivação da pessoa em se acostumar com esse tipo de óculos. O esforço, no entanto, valerá a pena quando você conseguir ter uma visão boa em todas as distâncias (perto e longe) sem precisa ficar trocando de óculos.


Algumas dicas para uma boa adaptação ao óculos multifocal:

1- Óculos multifocal é caro mesmo. Não adianta fazer uma lente ruim ou economizar na lente pra comprar uma armação cara. Para uma boa adaptação é preciso uma boa lente. E uma boa lente geralmente tem um custo maior, embora cada vez essas lentes estão mais acessíveis.

2- Tem que tentar, insistir, tentar mais e insistir de novo. Se desistir na primeira tentativa, nunca vai usar o multifocal. Quando colocamos qualquer lente de correção visual, nosso cérebro precisa se adaptar para interpretar a nova forma como os olhos estão captando as imagens. O tempo de adaptação varia de pessoa para pessoa e de lente para lente.

3- No começo algumas atividades vão ser mais difíceis, por exemplo, descer escada, manobrar o carro na garagem. Tente evitá-las nos primeiros dias.

4- É um óculos novo e diferente dos óculos monofocais. E como todo aparelho novo tem que aprender a usar. Mexer os olhos e não a cabeça, manter o óculos bem posicionado no rosto ...

5- Algumas lentes multifocais privilegiam a visão de longe ou a intermediária ou a de perto. Converse com seu médico e com o óptico responsável pela ótica para saber qual a melhor para você, dependendo das suas atividades, do seu trabalho...

6- A medida da distância pupilar e a altura de montagem são fundamentais. Para isso procure uma boa ótica. As óticas de bairro, pequenas mas bem montadas, com um atendimento personalizado e diferenciado muita vezes fazem um trabalho melhor do que as grandes cadeias com atendimento em massa. Se informe e pegue referências.

7- Da mesma maneira um exame de refração bem feito, com calma e atenção é fundamental. Procure um oftalmologista atencioso e que faça um exame de refração cuidadoso.

8- O tamanho da armação, mais precisamente a sua altura é importante. Se você optar por uma armação pequena (14mm) tenha certeza que a ótica vá colocar uma lente especifica para essas alturas de armação. Caso contrário a adaptação vai ser bem complicada.

As lente multifocais apresentam um “corredor de visão”. Ou seja, conforme o grau na lente vai passando do grau de longe para o de perto, esse corredor vai diminuindo, se estreitando. A parte periférica da lente geralmente não tem grau. Os fabricantes de lentes multifocais tentam cada vez mais fabricar lentes com corredores de visão amplos proporcionando um maior campo de visão para o cliente e uma adaptação mais rápida.
 

Uma boa lente vai reduzir desnecessários movimentos de cabeça permitindo uma postura mais natural e confortável ao visualizar objetos muito próximos ou em distâncias intermediárias.

Outro tipo de lente é a intermediária. O óculos intermediário serve para quem não usa ou não quer usar óculos para longe mas começou a apresentar dificuldade para perto e trabalha com computador. Como a distância de leitura no computador é diferente da distância de leitura de livros ou jornais, ele precisa de um óculos com dois tipos de graus diferentes. Os óculos intermediário são como lentes multifocais mas com grau só para médio e curta distancia proporcionando um adaptação fácil e rápida.
FONTE: http://www.medicodeolhos.com.br/2010/04/tudo-sobre-oculos-multifocal-dicas-para.html