quinta-feira, 28 de julho de 2016

ÓCULOS DE SOL COM GRAU

oculos-de-sol



Você certamente sabe que óculos de sol servem para proteger os seus olhos. Mas o que não deve saber é que óculos solares também podem ter o seu grau. Além de fashion, eles também protegem seus olhos enquanto estiver ao sol, ao dirigir ou ao praticar esporte. Por isso, vale a pena investir neles.

Se você gasta muito tempo fora, em ambientes externos ou dirigindo e precisa de correção da visão, os óculos de sol com seu grau são perfeitos para você. Usá-los é uma maneira saudável de corrigir problemas visuais e também aproveitar os benefícios de estar ao ar livre, principalmente em uma praia.

Polarização

Para reduzir o ofuscamento e melhorar a nitidez, os óculos de sol polarizados são imbatíveis. Um filtro invisível é colocado em suas lentes, fazendo com que as imagens pareçam mais nítidas e mais claras, ao mesmo tempo em que reduz a intensidade do ofuscamento do sol. Tenha a certeza de que seus óculos de sol polarizados bloqueiam 100% de raios UV, e lembre-se de que eles estão disponíveis com ou sem lentes de prescrição.

Pense nisso: é sempre bom ter um segundo par de óculos de sol e, por que não, escolher um segundo par que faça uma diferença real no conforto e na clareza da visão, enquanto você faz as coisas de que mais gosta.

terça-feira, 26 de julho de 2016

CRIS GUERRA: USO ÓCULOS POR ESTILO


CrisGuerra_655x400
Até pouco tempo, muita gente não gostava de usar óculos. Hoje a situação é completamente diferente. Sinônimo de estilo, os óculos viraram moda e já são considerados itens fashions na composição dos looks – até mesmo para quem não necessita das lentes de grau.

A escritora e colunista de moda Cris Guerra, do blog Hoje Vou Assim, foi adepta dos óculos sem grau por quase quatro anos. “Comecei a usar porque sempre achei lindo. Passei a ver os óculos como acessório, talvez por ter tido muita vontade de usar quando era criança. Eu ficava torcendo pra precisar [usar óculos]”, conta.
CrisGuerra_600x4002A blogueira tem uma pequena coleção com cinco modelos de óculos com lentes planas (sem grau) e um com grau – recentemente passou a usar óculos para leitura, consequência da presbiopia, também conhecida como vista cansada. “Meu preferido é um de armação preta e bem marcante, redondo, desses que ultrapassa a sobrancelha. Tem um estilo mais bem humorado, como os óculos usados pela Iris Apfel (ícone fashion)”, comenta. Ela explica que gosta de armações com personalidade, que não passam despercebidas, mas que tenham a ver com o formato do rosto.
CrisGuerra_600x400Cris explica que, como toda tendência, o uso de óculos como acessório de moda tem suas desvantagens. “Por ser tendência, vai contra o estilo. Gosto do que é natural, do que a pessoa usa por ter a ver com ela e pronto”, diz. Por isso, a dica da blogueira é olhar o visual pronto e ver se os óculos combinam. “Como eu recomendo no meu livro “Moda intuitiva”, a prova final é o espelho. Não tem matemática, precisa olhar e sentir”, completa.


quarta-feira, 13 de julho de 2016

INVERNO EXIGE CUIDADOS ESPECIAIS COM A SAÚDE VISUAL

Junho chega e, junto com ele, o inverno – mais exatamente no dia 21. Além do frio característico, o inverno é marcado por uma alta incidência de raios ultravioletas, maiores índices de poluição e clima seco. Esta combinação gera alguns riscos à saúde visual, como a síndrome do olho seco, por exemplo, cuja incidência aumenta bastante nesse período.


Para alertar a população sobre os cuidados com os olhos no inverno, a Transitions, especialista no desenvolvimento de lentes fotossensíveis, reuniu algumas informações em conjunto com o Dra. Marcia Beatriz Tartarella, médica oftalmologista e diretora da Sociedade de Oftalmologia Pediátrica da Latino América.

Segundo a Dra Marcia, é muito importante proteger os olhos contra os raios UV durante o inverno, já que “a radiação ultravioleta pode ocasionar alterações na conjuntiva, catarata precoce ou degenerações de retina e mácula irreversíveis”, alerta.

Além dos altos índices de radiação ultravioleta, o clima mais seco e os maiores índices de poluição típicos do inverno contribuem para a maior incidência da conjuntivite alérgica e do ressecamento dos olhos, que pode resultar na síndrome dos olhos secos, quando os olhos ficam irritados e vermelhos, com sintomas de ardor, coceira, lacrimejamento ou dor.

A síndrome do olho seco é decorrente da diminuição da produção de lágrima ou da produção de lágrima com qualidade alterada. Esses fatores, por sua vez, são originados pela exposição prolongada a ambientes com clima seco ou ambientes fechados e com ar condicionado. Mas também podem ser desencadeados por alterações hormonais, menopausa ou doenças reumatológicas.

Além dessas causas, outros fatores que contribuem para que a doença se agrave são: o uso do computador por muitas horas seguidas, esfregar os olhos frequentemente, usar colírios não adequados, poucas horas de sono e o uso constante de lentes de contato.

Para proteger os olhos contra os raios UV, é importante usar sempre óculos de sol e de grau que ofereçam 100% de proteção aos raios ultravioletas. Já para prevenir a síndrome do olho seco, no caso de profissionais que trabalham com computadores em ambiente fechado, a recomendação da médica é que, principalmente durante o inverno, esses indivíduos adquiram o hábito de piscarem mais vezes em frente ao computador. A dica é uma maneira de minimizar a ocorrência da síndrome.

Caso os sintomas, mesmo que levemente, já estejam acontecendo, a Dra Marcia Beatriz adverte sobre a necessidade de buscar a avaliação de um médico oftalmologista, para que seja indicada a prescrição de colírios lubrificantes e, assim, os sintomas melhorem e as complicações mais graves sejam prevenidas.

terça-feira, 5 de julho de 2016

VOCÊ JÁ SENTIU AQUELA “TREMEDEIRA” QUE DÁ NAS PÁLPEBRAS OU NA REGIÃO DOS OLHOS? ENTENDA O PORQUÊ!

Você já deve ter sentido um pequeno tremor repentino nos olhos. Apesar desses espasmos serem comuns, em determinadas ocasiões podem indicar algum tipo de problema.

Porém, segundo Dr. Wayne Cornblath, professor de oftalmologia do Kellogg Eye Center, da Universidade de Michigan, nos EUA, na maioria das vezes não são motivos para preocupação. “Eu acho que todo mundo tem esses espasmos de vez em quando. Você esfrega os olhos e eles passam”, relatou ele.

Wayne refere-se ao tipo de espasmo muscular que acontece em uma pálpebra (ou apenas uma parte dela, para ser preciso), que pode ser incômodo, mas geralmente desaparece em alguns dias, no máximo, geralmente passando em minutos ou segundos.

Caso esse problema seja incômodo demais, talvez seja preciso largar a cafeína, de acordo com o especialista. Embora os mecanismos exatos do tremor sejam um mistério, uma pesquisa da Universidade de York, no Canadá, mostrou que a cafeína libera neurotransmissores excitatórios, como a serotonina e noradrenalina. “A cafeína é um estimulante e aumenta a reatividade dentro dos músculos e nervos”, explicou Cornblath. Segundo ele, isso pode explicar como a cafeína provoca episódios ocasionais de tremor na pálpebra.

Dormir pouco também parece ter um efeito sobre o fato, embora as razões ainda sejam confusas. “A pesquisa mostrou uma correlação e sabemos que dormir mais pode ajudar, mas não sabemos o porquê”, disse Cornblath. O mesmo pode ser dito para espasmos musculares em geral, cujos motivos não são totalmente conhecidos. “Ouve-se falar muito sobre baixo nível de potássio ou desidratação, mas essas não parecem ser provas muito concretas”, acrescentou. 

O estresse também pode influenciar, segundo Dr.ª Rebecca Taylor, porta-voz clínica da Academia Americana de Oftalmologia. Quando se libera adrenalina por situações um pouco mais enérgicas, o estado elevado de excitação muscular pode manifestar-se em pequenas contrações ou espasmos, como na pálpebra.

Em casos raros, quando as pessoas controlam fatores como sono e estresse mas a contração persiste, Cornblath acredita que Botox resolva o problema, pois ele “desliga” temporariamente a conexão entre os músculos e os nervos.

Esses espasmos da pálpebra são geralmente benignos, porém, se eles se espalharem, é necessário prestar atenção, afirmam Cornblath e Taylor. Não é tão comum, mas ter um espasmo em um lado de sua face pode indicar algo mais grave, segundo Taylor.

Pode ocorrer também uma outra condição, chamada de blefaroespasmo, em que toda a pálpebra fecha ou pisca involuntariamente. Há algumas explicações potenciais para os dois casos, e um oftalmologista pode ajudar a descobrir o que está acontecendo, segundo ela.

A recomendação é sempre procurar um médico quando o problema persistir ou ser extremamente incômodo. Caso seja algo simples, passará num “piscar de olhos”.

[ Times ] [ Foto: Reprodução / Wikipédia ]